terça-feira, 7 de junho de 2016

A POPULAÇÃO NEGRA E SUA LUTA POR POLITICAS AFIRMATIVAS



  A POPULAÇÃO NEGRA E SUA LUTA POR POLITICAS AFIRMATIVAS 

           

                                                                                       Componentes:  
    
Mauricio Ranieri Silva de Carvalho 
     Caroline Santos de Jesus 
Angélica  de Jesus Santos
Kessya Almeida 
   
                          
                                                  
A população negra enfrentou e ainda enfrenta diversos encalços para poderem ocupar ou se afirmar de maneira  incisa  na sociedade; esses encalços estão presentes em quase todas as situações  que por acaso possam surgir, dito isso afirmo que não basta apenas compreender porquê acontece tais manifestações de exclusão ou intolerância , mais também como foi o processo de lutas dos negros para que políticas afirmativas fossem fundamentadas e passassem a serem exercidas mesmo que de forma parcial na sociedade A conquista dessas politicas não foi por acaso ou esperado de modo passivo pela população negra. Sempre houve um envolvimento dos negros nessas lutas; afinal essa batalha vem de longa data; isso teve inicio quando seus ancestrais africanos foram tirados a força de suas terras para servirem de escravos em outros países. 


A população negra sofre com o preconceito, violência e o racismo desde a época da escravidão, por serem classificados como inferiores por causa da cor de sua pele, isso se prolongou durante as décadas, formando um quadro de desigualdade racial. Durante esses últimos dez anos, o Brasil tenta de uma certa forma promover a inclusão dos negros em áreas em que eles tinham um difícil ou nenhum acesso aos setores da sociedade.entre os vários movimentos negros, alguns tinham o objetivo de obter a inclusão da população negra a educação básica até as universidades. E em 2001 no Brasil ocorreu a terceira Conferencia Mundial Contra o Racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerância correlata. Após essa conferencia o Brasil implantou uma ação de politica afirmativa, cota, determinava que houvesse contratações e acesso a bolsas de estudo. 


As pessoas ao se acharem no direito de poder ofender o outro, por se considerarem superiores, entre outros fatores, o preconceito, a discriminação, a desigualdade racial e o racismo se prolongam desrespeitando os direitos que é imposto a todos. Mas a população negra por não aceitar tais injustiças, se manifestam afim de garantir que eles sejam tratados com igualdade e sobre tudo com respeito e dignidade para que eles entendam que não é pela cor da sua pele, que define sua capacidade de conquista. Nós concluímos que os movimentos de lutas dos negros por políticas afirmativas foram necessários para que houvesse o cumprimento das leis éticas e morais sobre a igualdade racial. Entendemos também que essas conquistas foram um avanço muito grande em relação a condição passada da população negra, porém notamos que há muito a melhorar ainda nessas condições em quê os negros se encontram, principalmente no que se refere a acesso a politicas públicas e melhores condições de vida. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário