terça-feira, 7 de junho de 2016

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO


                

                                                                                                     Autores: Geovane Oliveira

                                                                                                                      Ernanda Lopes
                                                                                                                      Anderson Oliveira
                                                                                                                      Leandro Henrique



O local de trabalho onde era pra ser motivo de satisfação, alegria e realizações muitas das vezes se torna um ambiente de constrangimento, tristeza e sofrimento, por causa da discriminação racial, preconceitos e ignorância de algumas pessoas.
As vezes temos leve impressão que o preconceito e o racismo já não existe mas, que  já foi exterminados, engano nosso este assunto ainda é comum na vidas de algumas pessoas.

A existência da discriminação racial ainda predomina aqui no brasil em diversas áreas, e é alimentado por vários fatores sendo eles desemprego, a má distribuição de renda, a falta de educação de qualidade, falta de oportunidades. Todas essas falhas torna um filtro social impedindo pobre, negros , pardos  acessar ou conquista local e cargos de destaque em grande empresas. Como identificar  a discriminação no local de trabalho? Existe varias maios de discriminação sendo elas por cor , raças, religião, opiniões políticas, origem social ou descendência nacional. Apesar que  vivemos no Brasil onde é um dos países que mas contém afrodescendentes, depois da África, é de escandalizar com os índices e as estatísticas de discriminação racial. São muitos casos quem surgem no dia a dia mais poucos são relatados. A discriminação racial no campo de trabalho muitas vezes surgem de formas sutis ou por meio de brincadeiras maldosas, levando a pessoa ao constrangimentos maior por causa da proporção que se torna em buscar de um entretenimento maior.

A discriminação racial sendo ela no local de trabalho, em casa ou em espaços sociais, sempre existiu e ira existir se não mudarmos nossos princípios, respeito, cultura e educação. Apesar das leis diárias para evitar puni os agressores preconceituoso e os racistas, exigi como lei o Capítulo 1 do Artigo 5º da cf/88 da constitucional de Direito da convenção nº 158 em seu artigo 5º da  constituição federal, entre outras leis que não são suficiente. É necessário ampliar e levar esse assunto a uma plenitude maior, precisamos de uma educação melhor, palestras concentizadora, debates para esclarecer essas discriminação. A discriminação só deixara de existir quando mudarmos nossas princípios, culturas e nosso filtro social.


Fazemos das palavras de Bob Marley as nossas '' Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra, racismo, discriminação e preconceito 



http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:2005;000738747




                                                          Turma: 2°B Vespertino
                                                     Professor: Yuri Oliveira
                                                     Disciplina: Geografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário