sexta-feira, 15 de julho de 2016

A CULTURA DO ESTUPRO NO BRASIL

Larissa Mendonça
Iana Kelly
Viviane do Vale
Tainá



No Brasil, o caso de estupro vem crescendo cada dia mais esses inúmeros casos faz com que as populações fique assuntada. A cultura do estupro é um termo usado para abordar as maneiras em que a sociedade culpa as vitimas de assédio sexual e normaliza o comportamento dos homens da seguinte forma as pessoas na maioria das vezes julgam as vítimas por estarem na rua até tarde da noite, por ter ido para festa, por ter ingerido bebidas alcoolicas, enfim, nada disso justifica. Porque nenhuma mulher pede para ser violentada, por casa do horário, das vestes e nem por estar drogada ou algo do tipo.


Esse comportamento da sociedade só faz chamar mais vítima, esses machistas para fazerem mais vítimas. Temos casos recentes de estupros coletivos que ganharam as mídias sociais e reascenderam os debates sobre a persistência de uma cultura de estupro na sociedade. Como exemplo temos esses casos de estupros, um deles aconteceu no Rio de Janeiro com uma menina de 16 anos que foi violentada por mais de 30 homens e no Piauí, que uma menina de 14 anos foi violentada por quatro homens. No Brasil, o crime de estupro está previsto no artigo 213 do código penal brasileiro. A lei brasileira de hoje em dia vem sendo mais rigorosa, considerando estupro qualquer libidinoso contra a vontade da vítima, ou seja, não impora as circunstâncias, se foi contra a vontade da pessoa ou ela está desacordada é crime. Até antes de 2009 só era estupro se houvesse conjunção carnal com violência ou grave ameaça.


Várias pesquisas mostram que a mulher é tratada de maneira diferente que os homens, isso muitas vezes começa da familia, achar que, porque o filho é de sexo masculino que ele pode ir para festas, ficar até o outro dia, durmir fora de casa, não sabe nem o que eles fazem, muitos pais ainda acham bonito falar aio meu filho mostrando que é homem mesmo e tals. Já as meninas tem alguns pais que prende
Mais por ter medo que se ela for para uma festa corre o risco de ser estupradas.


Esses tipos de casos só fazem com que a violência aumente. A expressão cultura do estupro, foi criada por militantes feministas em 1970, para defender as mulheres desses tipos de violências.   


FONTES BIBLIOGRÁFICAS



Turma: 2°BV
Professor: Yuri Oliveira
Disciplina: Geografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário